quarta-feira, 8 de julho de 2009

Na velocidade da internet: uma rápida análise do Leitura Dinâmica.

Renata Maranhão


Água e azeite: eis a relação do jornalismo da RedeTV! com o restante da programação do canal. Chega a ser paradoxal. A mesma emissora que transmite uma grade chula, sustentada, sobretudo, por sensacionalismo, veicula também produtos exemplares. De fato há uma certa indissolubilidade nesta estrutura. Uma postura bastante saudável, visto que essa separação preserva e salvaguarda o departamento de comunicação social da casa. Hoje, em rede nacional, são transmitidos quatro telejornais: RedeTV News, É Notícia, Good News e as duas edições do Leitura Dinâmica, que apresenta os principais fatos do dia de forma rápida e concisa.

Exibida de segunda a sexta-feira, no fim de noite, a revista eletrônica da RedeTV! destaca-se por seus avançados recursos gráficos e cenários virtuais de última geração. Em pauta, notícias do Brasil e do mundo, política, números do mercado financeiro e curiosidades, acompanhados de uma dose de opinião. Tudo abordado de forma muito leve e agradável, com amplo espaço dedicado para a cultura e para o entrenimento.

O Leitura Dinâmica estreou em 21 de novembro de 1999, com a proposta de ser uma revista dominical. Em sua primeira fase teve a apresentação de Milton Jung. Na época, contava com a participação de Daniel Piza, que mantinha uma coluna de críticas. A aceitação do público ao formato inovador fez com que a atração passasse a ser diária em outubro de 2001. Assim, ganhou reforços na equipe de produtores e editores e uma nova apresentadora, Rita Lisauskas. Na seqüência, vieram Cláudia Barthel e, a partir de janeiro de 2004, Renata Maranhão, que ocupa o posto até hoje.

Em 2008, o Leitura Dinâmica ganhou uma versão matutina, ancorada inicialmente por Cristina Lyra e, posteriormente, por Cláudia Barthel. Sucesso de crítica, o programa também é um êxito comercial. Configura-se como o quinto maior faturamento da RedeTV! e como a marca mais desejada da emissora, na opinião do mercado.

O título da revista eletrônica remete à proposta da leitura dinâmica, um método que consiste basicamente na assimilação das frases de forma rápida e clara, mantendo o entendimento apesar da velocidade. O formato lembra a estrutura textual da Internet, concisa e direta. Tal característica atrai, sobretudo, as classes mais privilegiadas, com acesso à tecnologia.

Na pauta, além das notícias breves, há também espaço para o entretenimento: moda, personalidades, cinema, artes, divertimento eletrônico e internet. Neste aspecto, o jornalístico inova ao abordar música alternativa e novas mídias para pessoas que entendem do assunto, sem subestimar a inteligência do telespectador. Por isso, diferencia-se dos jornais tradicionais, que investem em pautas pasteurizadas e de “interesse comum”. Para os editores do Leitura Dinâmica, o receptor não é um “Homer Simpson”. Há uma preocupação formal e estética com o conteúdo, sem melindres de se enquadrar como uma atração segmentada.

Na contra-mão dos produtos rasos da RedeTV!, o Leitura Dinâmica é uma escola quando o assunto é entretenimento cultural. Uma prova de que é possível desenvolver uma pauta de qualidade, sem envolver gastos exorbitantes e nem apelar para a baixaria ou para o sensacionalismo barato. De fato, há um abismo cultural entre a divisão de jornalismo do canal e o restante da programação. Um departamento com anticorpos que resistem a uma grade doente, infectada por atrações religiosas de quinta categoria, tele-vendas e programas de fofocas que sequer cutucam nossas mentes a alguma atividade cerebral. Pensando bem, que continue assim. Cada um no seu quadrado.

Um comentário:

Alan Junior de Queiroz disse...

Olá tudo bom João ?
Bom tive lendo sua coluna no site Natelinha e gostei muito,pois você parece ser um bom profissional,escreve e argumenta muito bem.

Bom me desculpe não me apresentar,me chamo Alan Junior de Queiroz,sou dono do blog "Audiência de TV" não sei se conhece mais o link é http://audienciadetv.blogspot.com/.

Bom não vim fazer propaganda do meu blog a você e sim oferecer espaço a sua coluna em meu blog,no estilo do postado no Natelinha.

Pois libero os postes para vc e fica a vontade para postar sua coluna e como no Natelinha,por láseu link e tudo que tem direito.

Bom caso haja interesse entre em contato pelo email do email audienciadetv@hotmail.com

OBRIGADO PELA ANTENÇÃO.